segunda-feira, 21 de julho de 2008

Mike Mentzer

H.I.T - High Intensity Training

Ultimamente andei procurando algum artigo sobre o HIT, dos poucos que encontrei esse foi o melhor deles. Pra quem ainda não conhece, HIT quer dizer (High Intensity Training) traduzido ao nosso português seria algo como: Treinamento de alta intensidade.
Muitos fisiculturistas utilizam esse método com sucesso em seus treinos diários. A cerca de uma ano atrás eu comecei esse treinamento, mas não me adaptei muito bem. Em breve tenho planos de retomá-lo outra vez.

O treinamento HIT (High Intensity Training) foi criado pelo inovador Arthur Jones e aprimorado pelo incrível Mike Mentzer, um dos fisiculturistas mais admirados já existentes.
Bem, a filosofia do treino HIT baseia-se na intensidade, e não no volume, sendo assim, o volume é inversamente proporcional a intensidade.

Resumindo: Quanto mais e melhor você exigir seus músculos, menos terá que treina-los. Isso não é opção, é obrigação, senão você pode entrar em overtraining.

O interessante desse treinamento é que você vai a academia apenas 3 vezes por semana, e treina aproximadamente 30 a 40 minutos em cada sessão.
"Quando você exige o máximo de um músculo em uma série, não há necessidade de fazer outra série, pois esse esforço não pode ser duplicado."

RESUMO


Esse tipo de treinamento é recomendado para atletas intermediários e avançados, que praticam musculação a pelo menos 1 ano. Iniciantes em musculação não vão se beneficiar desse tipo de treinamento, podendo ter lesões de vários tipos, sem conseguir aumentar o ritmo de hipertrofia (aumento de massa muscular).

Quando você treina o músculo sem utilizar a técnica correta, você tende a desenvolvê-lo assimetricamente, isto é, sem a sua forma mais completa, o que pode causar deficiência estética e fraquezas em seu desenvolvimento. O objetivo do fisiculturismo é dificultar ao máximo o movimento, isolando os músculos utilizados e forçando-os ao máximo de esforço que eles são capazes de realizar sozinhos. Porem pode haver algumas variáveis, tais como o roubo, que se bem utilizadas, podem acrescentar mais intensidade ao seu treino.
Se você treina com o máximo de intensidade, apenas três exercícios são suficientes para desenvolver músculos grandes e dois exercícios para músculos pequenos.

- Músculos grandes: Perna, Peito e Costas
- Músculos pequenos: Bíceps, Tríceps, Panturrilha e Ombro

O volume de treino será o mais baixo possível, permitindo assim que as poucas séries que você vai realizar realmente levarão seus músculos ao extremo, ocorrendo assim, a hipertrofia.
As séries serão mínimas, uma para aquecimento e uma para a alta intensidade. Em alguns músculos pode ser necessária mais uma série adicional, pois nem sempre é possível alcançar seu 100% com apenas uma série. Mas geralmente essa série adicional é utilizada apenas no primeiro exercício de um grupo muscular.
O treino é infreqüente, a pessoa treina no máximo 3 vezes na semana, e cada grupo logicamente é treinado uma vez na semana, sendo que essa infreqüência poderá aumentar dependendo de cada pessoa.

Grupo Muscular - Exercícios mais utilizados Exemplo de Programa de Exercícios
Peito
*Supino
*Crucifixo
*Fly Supino reto
*Fly inclinado
*Crucifixo reto
Costas
*Puxada
*Remada
*Pullover Puxada nuca
*Puxada frontal
*Remada baixa
Ombros
*Desenvolvimento
*Elevação
*Remada alta Desenvolvimento frontal
*Elevação lateral
*Remada alta
Braços
*Rosca
*Polia
*Contração Rosca direta - bíceps
*Rosca alternada - bíceps
*Rosca francesa - tríceps
*Rosca na polia - tríceps
*Contração palma cima - antebraço
Pernas
*Agachamento
*Leg press
*Cadeira romana
*Stiff
*Cama romana
*Flexão plantar Leg press - quadriceps
*Agachamento aberto - coxa interna e quadriceps
*Cadeira romana - quadriceps
*Cama romana - femural
*Stiff - femural e lombares(costas)
*Flexão plantar de pé - panturrilhas
*Flexão plantar no Leg press - panturrilhas
Cintura
*Abdominal
*Elevação de joelhos
*Rotação de quadril
*Contração de quadril Abdominais na prancha declinada
*Elevação de joelhos deitado
*Contração de quadril com peso

Bem, esse é o treinamento de alta intensidade. Como pode ver, seu treinamento vai ter uma duração muito mais curta. Você vai treinar cerca de 90min por semana, enquanto tem gente que treina mais do que isso por dia!!! Já parou para pensar que pode ser esse o fator da falta de resultados? Excesso (em quantidade) de demanda? Preocupe-se com a qualidade e o curto esforço, porém concentre-se em treinar como um touro enfurecido.
Experiência própria: esses 30min serão o inferno, e você vai sentir isso antes e depois do treino. Não descuide da alimentação!


TÉCNICAS

Aqui estão algumas técnicas do HIT, lembramos que elas não são exclusivas do HIT, estão de forma bem resumida, apenas para dar uma idéia de como são feitas. As técnicas da alta intensidade não se restringem a essas 4 que aqui estão, existem outras como a Super Series, o Max Reps, a Pré Exaustão, entre outras.

Rest - Pause é uma técnica avançada que poucos usam.
Escolha um peso que só seja possível fazer 2 ou 3 repetições, descanse aproximadamente por 10 segundos e volte a fazer mais 2 ou 3 repetições, faça isso até que o numero de repetições alcance o que normalmente é feito. Essa técnica também pode ser feita no final da série, assim q acabar a série descanse entre 10 a 15 segundos e faça mais 1 ou 2 repetições, dessa forma você estará prolongando o estimulo muscular ao máximo.

Rep. Estáticas

Repetições Estáticas podem ser feitas de 2 formas:
No final da série
Faça a serie normalmente até chegar ao fracasso, em seguida peça ajuda para que o peso seja erguido sem o seu esforço até a posição se contração (Ex: nos exercícios de bíceps ocorre quando o antebraço forma um angulo de 90 graus com o braço), depois disso segure o peso por 6 a 10 segundos e abaixe de maneira controlada, repita o processo até que seja impossível manter o peso na posição de contração.

Séries apenas com repetições parciais
Selecione um peso 20% mais pesado que o normal, peça ajuda ara que o peso seja erguido até a posição de contração e mantenha por 6 a 10 segundos nessa posição, repita o processo até chegar ao fracasso muscular.

Existem exercícios fáceis de realizar repetições estáticas como crucifixo e voador, e alguns que são loucura tentar como é o caso do agachamento.

Rep. Parciais

Existem 2 tipos de repetições parciais, do fundo para o meio, e do meio para extensão completa, sendo mais utilizadas a do fundo para o meio.
As parciais são utilizadas para sobrecarregar ainda mais os músculos, quando esses já chegaram ao fracasso, e não conseguem mais fazer repetições completas, são sempre usadas no final das series, como veremos no exemplo a seguir:
Faça a série normalmente seja ela com 6, 7, 8.... Quantas repetições forem necessárias para chegar ao fracasso, tendo certeza q é impossível executar outra repetição por completo, comece a fazer repetições parciais, sem dar intervalo. Faça 3, 4, 5... Quantas parciais conseguir, ate chegar ao fracasso muscular novamente, dessa forma você estará aumentando ainda mais a intensidade do seu treino.

Rep. Negativas

Uma repetição completa de qualquer exercício é composta por 3 partes. Fase positiva (concêntrica), fase estática e fase negativa (excêntrica).
Pegando como exemplo o supino reto, a fase positiva da repetição ocorre quando a pessoa faz o movimento para erguer a barra, a fase estática acontece quando a barra esta parada no alto, e a fase negativa se dá quando a pessoa começa a descer a barra até o peito.
Explicado o que é a negativa da repetição podemos mostrar como utilizar essa técnica em seu treinamento.

Essa técnica pode ser usada de 3 maneiras distintas:

No final da serie

Faça a serie normalmente até chegar ao fracasso, quando você tiver certeza que é impossível continuar peça ajuda para que o peso seja erguido sem o seu esforço, e tente ao Maximo resistir a fase negativa, levando de 6 a 10 segundos para abaixar o peso, faça quantas repetições negativas conseguir até chegar ao fracasso novamente.

Negativa acentuada
Faça a serie normalmente, porem dando mais destaque para a fase negativa, faça a parte positiva em 2 ou 3 segundos e a fase negativa em 5 ou 6 segundos.

Seria toda negativa
Monte o peso 40% mais pesado do que normalmente é utilizado em suas series, peça ajuda para erguer o peso sem o seu esforço, e resista ao Maximo a fase negativa, levando de 6 a 10 segundos para abaixar a barra, até que seja impossível continuar.

TESTE DE FIBRAS

1. Determinar qual músculo você quer saber a predominância de fibras

2. Determine sua repetição máxima: para fazer isso você tem que colocar uma carga que seja possível somente conseguir executar 1 única repetição em boa forma, ou seja, que você só consiga fazer 1 repetição e na segunda não consiga mais executar em boa forma, não esquecendo de aquecer bem o músculo antes.

3. Descanse por uns 5 a 10 minutos

4. Faca com 80% do peso de sua repetição máxima quantas repetições você conseguir em boa forma, sem roubar. Quando ver que não agüenta mais, marque quantas repetições você conseguiu executar em boa forma.

5. Multiplique o número de repetições por 0.15

6. Arredonde o resultado: por exemplo, se você conseguiu fazer 6 repetições irá multiplicar por 0.15 e obterá o resultado 0.9. Então arredondará para 1.

7. Adicione o resultado ao numero de repetições que você conseguiu executar e terá seu limite máximo de repetição.

8. Subtraia o resultado ao numero de repetições que você conseguiu executar.



Na prática temos:

1. 100 kg de carga máxima no leg press.

2. Descanso de 5 minutos

3. 80% disto é 80Kg, número máximo de repetições com movimento correto 6

4. Multiplicando-se 6 x 0.15 = 0.9, arredondando para o inteiro mais próximo =1

5. 6-1=5, 5 número mínimo de repetições

6. 6+1=7, 7 número de esgotamento máximo de seu músculo, porém se você conseguir uma repetição a mais deverá acrescentar o peso, pois seu esgotamento máximo deverá ocorrer com 7 repetições.

Fibras: Conhecendo as suas.

Pegue o numero de repetições que você conseguiu executar em boa forma e multiplique por 7 (duração de cada repetição).
Exemplo: Você conseguiu 6 repetições, então faca 6x7=42 segundos.
Com esse resultado em mãos basta olhar abaixo o seu tipo de fibra:

Fibras Rápidas: 30 a 50 segundos
Fibras Intermediárias: 51 a 80 segundos
Fibras lentas: 81 a 120 segundos

Agora que você já sabe qual seu tipo de fibra basta montar o treinamento de acordo com ela.
Exemplo: Um treino eficaz para músculos com fibras rápidas seria, por exemplo, 6 repetições com 2 segundos para positiva, 1 para estática e 3 para negativa. O que significa que cada repetição terá 6 segundos. Você multiplica 6 segundos por 6 repetições, dará um total de 36 segundos, o que estará dentro do tempo ideal das Fibras Rápidas (30 a 50), ou seja, o tempo de tensão (série) terá que ter mais de 30 segundos e menos de 50 segundos para estimular a hipertrofia em músculos com fibras rápidas. Se for abaixo de 30 ou acima de 50 as fibras rápidas não serão recrutadas.

Bom meus caros, é isso, lógicamente não é um texto completo sobre as técnicas do HIT, mas lendo bem e prestando a devida atenção dá pra ter uma noção do que se trata.
Por último só quero acrescentar uma coisa: Se você é daqueles que quer conhecer o inferno, sentir seu corpo literalmente demolido por um treinamento de no máximo 40 minutos, tente treinar usando o método HIT. Tente, mas vá sabendo que irá passar por um treinamento que talvez nunca tenha passado antes. INICIANTES nos treinos, descartem esse tipo de treinamento, ainda não é a hora de vocês, intermediários, comecem, mas com cuidado. Avançados, divirtam-se.

Ótimos treinos a todos(as).
Forte abraço e fiquem com Deus.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Greg Valentino - O cara mais burro que já apareceu na história do fisiculturismo.

Greg Valentino foi sem dúvida o homem com maior massa muscular dos músculos do braço do planeta. Muitos pessoas não acreditavam quando viam as fotos e como muitos aqui irão dizer, achavam se tratar de montagem de Photoshop. Mas seus músculos são reais. Porém, o abuso pela malhação e usos de produtos acabaram destruindo a continuação de seu sonho.Vários atletas e viciados por malhação morrem por ano no mundo, tudo pela perfeição, que para eles nunca será o bastante.


Greg com 20 anos de idade antes de fazer uso de anabolizantes. Nota-se que ele tem facilidade em desenvolver sua musculatura, ou seja, o uso de anabolizantes seria totalmente dispensável em seu caso. Greg começando seu hipertreinamento para aumentar seus bíceps
Droga chamada Siltol, que muitos dizem ser a principal causa do acidente ocorrido com ele. Diziam que ele injetava o líquido nos músculos para obter um resultado bem superior ao tradicional.

Com incríveis 60 cm de volume em cada braço!!



Greg chega aos 69 cm!!!


Últimas fotos antes do acidente...


Os músculos do seu braço estouraram!!!


Greg Valentino, sinônimo de loucura ou burrice? Prefiro pensar que é burrice mesmo, a loucura é algo bom se souber ser usada. Olhem essas fotos e reflitam se vale ou não a pena usar.

A droga usada por Greg, Siltol, se assemelha ao ADE que é vendido em qualquer casa de veterinária e que também é vendida sem prescrição de veterinários. Ou seja, qualquer um compra, mas qualquer um que usar terá as devidas consequências.

Detalhe: Greg Valentino ficou impossibilitado de treinar após esse acidente.


Alguns links de vídeos dele no youtube:

Vídeo 01: http://www.youtube.com/watch?v=O8IGA3O_pDg (Esse é o vídeo onde o próprio Greg drena o sangue de seu braço)
Vídeo 02: http://www.youtube.com/watch?v=FY5Ri2AFoXA&feature=related
Vídeo 03: http://www.youtube.com/watch?v=ITG-IbHEYEE&feature=related

Ótimos treinos a todos(as).



























O mau uso dos anabolizantes


Dinheiro, sucesso, carrões, mulheres bonitas... Tudo isso lembra bem as belas imagens que víamos na televisão associadas às propagandas de cigarro. Com os esteróides anabolizantes acontece o mesmo. Para iludir, principalmente os jovens ansiosos em adquirir os músculos poderosos, as propagandas, tipicamente americanas, vêm embutidas no rótulo da saúde, muitas vezes vinculados à imagem de artistas "fortões" e famosos. O alvo, são as academias de musculação onde estão, pela lógica, os adeptos à hipertrofia muscular.

Os anabolizantes são medicamentos à base de hormônio masculino testosterona com as características anabólicas (crescimento) e adrogênicas (caracteres sexuais masculino). As finalidades são terapêuticas nos casos de tratamento de doenças como anemia, alguns tipos de câncer, casos de reposição hormonal, atrofias musculares causadas por certos tipos de doenças ou acidentes traumáticos.

Sem dúvida nenhuma os anabolizantes produzem o efeito desejado aos simpatizantes da hipertrofia muscular e força física. O esporte está cheio de casos de vitórias ilícitas ligadas a esses medicamentos. Infelizmente a gente só acaba sabendo dos males quando alguém muito famoso morre como foi o caso da velocista americana Florence Grift Joyner falecida com menos de 40 anos, fato incomum tratando-se de atleta, principalmente do sexo feminino que teve uma carreira meteórica nas pistas. Ou então, quando algum ex-atleta bota a "boca no trombone" em entrevistas à revistas ou jornais sensacionalistas. A gente fica sabendo também quando algum ex-usuário, depois de ter comido "o pão que o diabo amassou" com os efeitos colaterais convivendo inclusive com o câncer conseguindo escapar, resolve entrar na luta contra o uso de drogas no esporte divulgando o seu próprio caso.

Esse outro lado negro da moeda ainda é muito pouco estudado pela ciência, por razões éticas. Não dá para fazer experiência dessa ordem com pessoas. O que existe de concreto, além dos citados acima, são pesquisas feitas através de questionários respondidos por voluntários como o publicado no Internacional Journal of Sports Medicine, em 1992. Nas academias do Reino Unido 1667 pessoas responderam ao questionário. Entre os homens interrogados 9,1% usavam drogas anabolizantes contra 2,3% entre as mulheres. As doses chegaram a 34 vezes mais que as terapêuticas e apenas 28% eram atletas de competição. Há quem justifique que paradas temporárias não faz mal. Pois bem. O sistema de ciclos interrompidos foi utilizado por 88% dos usuários e mesmo assim 77% relataram efeitos colaterais do tipo atrofia dos testículos em 56% dos casos, ginecomastia (crescimento das mamas no homem) em 52%, dificuldade para dormir em 37%, hipertensão arterial em 36%, lesões tendinosas em 26%, sangramento nasal em 22% e resfriados freqüentes em 16%... É pouco?
Nas mulheres os relatos foram irregularidades menstruais, hipertrofia do clitóris, diminuição das mamas, engrossamento da voz, acne, queda de cabelos no couro cabeludo e crescimento de pelos masculinos no corpo... É pouco? As pessoas que resolveram parar, relataram tonturas, fraqueza, perda da libido e dores articulares, reações que acabam levando à dependência .É pouco?
Mesmo os que usaram apenas oito semanas os efeitos foram os mesmos. Cá entre nós. Se o homem faz musculação visando mais saúde e uma aparência mais bonita para também, atrair o sexo oposto, pra que usar anabolizante sabendo que na hora "agá" pode falhar? Me parece uma grande burrice...

A musculação bem orientada por profissionais sérios, que usam os métodos e ciclos de treinamentos inteligentes fundamentados na ciência, produz resultados impressionantes... e sem as malditas drogas. De qualquer forma cabe aos profissionais informar os "supostos" benefícios e principalmente os riscos. Influenciar ao uso dos anabolizantes é brincar com a vida das pessoas e por tabela destruir toda uma classe profissional e estabelecimentos cuja função social é zelar pelo estilo de vida saudável. Portanto, a você aluno interessado em obter um corpo bonito e saúde de verdade, procure uma academia e ou profissionais habilitados pelo Conselho Federal de Educação Física cujas propostas são sérias e, a longo prazo. O bom profissional vai prepará-lo, não para esse verão, mas para o próximo. Desconfie de pessoas oferecendo resultados rápidos. Normalmente se apresentam bem "maquiadas", bem falantes, parecendo gente de bem e bem sucedidas. Diga não às drogas... nas academias, nos clubes, condomínios ou qualquer praça esportiva. As Olimpíadas vem aí e mais uma vez vamos assistir muitos bons exemplos de superação e também maus exemplos de trapaça nas mais diversas camuflagens e influências de poder... Há quem diga que Bem Johnson, em Seul 1988 foi injustiçado ao ser banido do esporte por uso anabolizante. Realmente foi. Por representar uma ameaça ao reinado americano pagou o pato sozinho.

Ótimos treinos a todos(as) e fiquem bem longe dessas porcarias.

Repetições forçadas.

Elas aumentam a intensidade do seu treinamento

"Vamos! Força! Eu ajudo você". Frases como essas são ditas todos os dias por culturistas em todas as academias do planeta quando o que está em jogo é o crescimento dos músculos através das repetições forçadas.


Em um treinamento de hipertrofia, fatores como ultrapassar os próprios limites, conseguir uma ou duas repetições a mais, ter atitude mental para suportar a dor fazem parte do trabalho. Essa superação deve ser baseada em muito critério e bom senso para que não haja prejuízo nenhum para a saúde.

Redobrar a atenção quando se trabalha com cargas elevadas e técnicas avançadas de treino é uma atitude prudente.
Os atletas e praticantes avançados de musculação utilizam algumas técnicas para otimizar o treinamento e, assim, continuar a ter resultados. Séries piramidais, drop-sets e superséries são alguns exemplos. "Forced reps" ou repetições forçadas é apenas um dentre dezenas de princípios aplicados por treinadores como o próprio Joe Weider em atletas como Arnold Schwarzenegger, Lou Ferrigno e outros, mas, com certeza, já era utilizada anteriormente e até empiricamente na época de Larry Scott, pois o pensamento básico e inicial para qualquer bodybuilder de competições é forçar o músculo a ficar mais forte e, assim, conseguir mais volume e densidade.
A execução das repetições forçadas exige um parceiro de treino ou um supervisor, já que a intenção é atingir um estado de fadiga muscular nas duas partes do movimento (concêntrica e excêntrica). A carga a ser utilizada deverá ser elevada, mas de maneira que o praticante execute, sozinho e sem ajuda, pelo menos a metade dos movimentos para aquela série. É importante lembrar que não vale a pena prejudicar muito a execução do exercício (roubar) para conseguir fazê-lo muito mais pesado. Começar o exercício com uma ou duas séries e com repetições de 10 a 12 movimentos também é uma prática entre as pessoas que utilizam esse princípio de treinamento. Veja o exemplo:

Exercício no supino
1ª série de 12 repetições (sozinho)
2ª série de 10 repetições (sozinho e com aumento de carga)
3ª série de 8 repetições (quatro sozinho e quatro com ajuda)
4ª séries de 6 repetições (três sozinho e três com ajuda)

Conjugar uma série piramidal (pela metade) é uma maneira segura de preservar a integridade dos movimentos e ainda aumentar a carga. Quando o objetivo é a hipertrofia, é importante tentar realizar sempre um treino melhor que o anterior, isso em todos os sentidos - tempo, execução, carga entre outros.

As repetições forçadas são muito úteis aos atletas em períodos de "plateau", já que o parceiro ajudará na finalização do exercício com carga superior àquela que seria utilizada em um treino "by yourself". Trabalhar a musculatura mais duramente que o de costume, certamente contribuirá para uma evolução em termos de força e volume, ou seja, músculos mais fortes - músculos maiores.
É importante lembrar que aumentar a intensidade dos treinos é apenas um fator que levará à hipertrofia, dentre outros como: nutrição, alimentação e suplementação. As pessoas reagem de forma diferente aos inúmeros princípios de treino e devem encontrar, na prática, o método mais eficaz para o próprio desenvolvimento.
Respeitando esses limites individuais, afirmar que o atleta deve sempre se superar ou que não ocorrerá aumento de massa se não houver sempre um aumento da carga seria uma atitude errada, uma vez que em um atleta ou praticante avançado a maior barreira é a genética.

Todas as pessoas podem se beneficiar com os princípios avançados de treino desde que bem orientadas, pois, atingir a fadiga total do músculo é um trabalho árduo que exige muito mais técnica do que força. Determinar em quantos exercícios utilizar as repetições forçadas, assim como utilizá-la no começo/final do treino ou, ainda, em todos os exercícios deve ficar a cargo sempre de um profissional experiente. No caso dos atletas de competição, basear as decisões na prática é o melhor caminho para atingir seus objetivos.

Ótimos treinos a todos(as).

Larissa Reis

Por Larissa Reis.

Olá. Meu nome é Larissa Reis. Eu sou de Brasília, sou modelo fitness e a mais nova competidora Pro Figure da IFBB. Eu morei no Brasil a minha vida toda, até 2007, quando mudei pra Fort Lauderdale, Florida, USA. Moro com minha amiga Monica Martin, ela foi a primeira competidora profissional da IFBB a ir do Brasil para os Estados Unidos.

Desde adolescente, sempre amei esportes. Sou faixa rocha de Jiu-Jitsu, ando de skate e adoro esportes radicais. Minha comida favorita é brownie com sorvete mas só posso comer isso de vez em quando. Também adoro sushi e sashimi. Acho que sou uma pessoa comum, exceto que só posso comer esse tipo de coisa de vez em quando.

Em épocas pré-competições, sou muito disciplinada com minha dieta e apenas como o que é bom para mim. Adoro capuccino e café em geral, mas acho que o Brasil tem o melhor café do mundo.

Estou competindo desde 2005 e já tive algum sucesso em minha carreira. Venci meu primeiro campeonato no Sul Americano e no próximo ano já fiquei em terceiro lugar numa competição mundial. No ano passado fiquei em segundo lugar no Mundial e espero a vitória no próximo ano, agora como profissional. Além de ser uma competidora da IFBB, também faço muito modelo e fotos. Em 2003, saí na Playboy do Brasil por três vezes e fui Miss Dezembro no mesmo ano.

Adoro ouvir psy-trance, house e hip-hop. Gosto muito de sair e curtir bons DJs, especialmente europeus. Também sou muito espiritual. Acredito que tudo que você faz na vida volta pra você, seja bom ou ruim.

Acredito que existe o bem e o mal dentro de cada um, mas é você que decide que tipo de pessoa quer ser. Acho que é importante sempre ter uma atitude positiva e ser uma boa pessoa.


O cenário nacional do fisiculturismo está mudando, ainda não é tão numeroso quanto aos homens que praticam esse esporte, mas como diz o dito popular: "Pra começar uma caminhada é preciso que alguém dê o primeiro passo". Novas adeptas a esse estilo de vida estão chegando a cada dia nas academias, buscando geralmente eliminar alguns quilos que estão sobrando, e acabam tomando gosto pelo esporte. Esse post e o anterior foram para demonstrar que o preconceito está acabando, mas não podemos esquecer que ele ainda existe.
Mulheres como a dessa postagem e a da postagem anterior não "malham", elas treinam de verdade.
Ótimos treinos a todos(as).







Juliana Malacarne

Por Juliana Malacarne.

Como Miss Fitness, foram 4 anos competindo, depois de uma breve pausa, voltei em 2005 estreiando na modalidade Body Fitness, e consegui excelentes resultados. Apos vencer o campeonato Mundial Amador em 2005, resolvi que era hora de me tornar profissional e em 2006 estreei nas competiçoes profissionais do circuito americano, pois no Brasil e América Latina não acontecem as competiçoes para atletas profissionais.

Pude sentir nesse meu primeiro ano competindo na categoria profissional que nem sempre os melhores preparados vencem. É preciso conquistar espaço e respeito dentro do mundo bodybuilding e nesse momento luto por isso.

Infelizmente nao tenho nenhum apoio financeiro o que torna muito mais dificil minha caminhada, acredito que muitas empresas privadas poderiam me ajudar, mas em nosso pais nao existe incentivo fiscal do governo e com isso eu perco por ser atleta a empresa perde por nao patrocinar atletas com bom potencial, toda arrecadacao fica pro governo.

Vocês sabem que nós cidadãos brasileiros somos um dos povos que mais pagam impostos no mundo e muitas vezes esse dinheiro vai pra onde? Quem sabe as CPIs um dia podem responder. Será?

Juliana Malacarne mostrando que o bodybuilding deixou de ser um esporte praticado somente por homens. Infelizmente não há muito apoio às mulheres que se dedicam a esse esporte.
Isso não chega a ser estranho se tivermos em vista que o brasileiro só quer saber de ficar na frente de uma tv assistindo a 22 homens correndo atrás de uma bola, e lógico, com várias latas de cerveja ao lado pra aumentar ainda mais o tamanho de sua barriga.
Ótimos treinos a todos(as).




















História do culturismo

Culturismo e Musculação
Body Building and Weight Training
História nacional
Origens:
O Culturismo surgiu do halterofilismo competitivo (ver capítulo sobre Halterofilismo nesse Atlas) na década de 1940 através do halterofilista canadense Josef (Joe) Weider, cuja iniciação no culturismo aconteceu em 1939, quando ele por acaso teve acesso a uma revista de halterofilismo, muito praticado na época. Joe decidiu então construir e modelar seu corpo com o propósito de afugentar e se proteger dos tipos brigões que assolavam a vizinhança onde morava em Montreal.
Foi a um ferro-velho onde forjou duas barras com anilhas a partir de rodas e eixos de automóveis e começou a treinar em casa. Quando começou a notar o aparecimento dos resultados de seu treinamento, convenceu-se de que, como ele, outras pessoas gostariam também de se beneficiar do treinamento com pesos.
Com os $7,00 que tinha, Joe iniciou a publicação de um informativo chamado 'Your Physique'. Um ano depois, definiu seu esporte como algo diferente do halterofilismo de competição, que implicava no tipo de treinamento que utiliza especificamente movimentos compostos, cujo único propósito era desenvolver tamanho muscular em uma proporção equilibrada, dentro de determinados padrões que seguiam determinadas regras.
Seus métodos eram empíricos, já que observava, estudava e mesclava técnicas de halterofilistas uma vez que a ciência do treinamento desportivo e a fisiologia de exercício ainda estavam em seu início.
Logo descobriu que o êxito para este novo esporte se baseava antes de tudo em velocidade, técnica e, sobretudo, potência, porque ajuda o desenvolvimento físico.
Preocupado também com a alimentação dos atletas, Joe pesquisou fontes de nutrição que acreditava ser alimentação saudável, como, por exemplo, uma taça de aveia com fruta cortada em pedaços, acompanhada de suplementos.
O treinamento com pesos e a dieta adequada seriam a medicina preventiva do século 21. Treinamento com pesos é um requisito prévio para melhorar o rendimento em todos os esportes.
Uma dieta baixa em gordura, rica em proteínas de alta qualidade e carboidratos complexos complementaria a parte nutricional dos atletas do culturismo e da musculação que desejem aumentar a massa muscular.
Sobre a IFBB
- A IFBB é membro da General Association of International Sports Federations (Associação Geral das Federações Internacionais de Esporte - GAISF).
É reconhecida pelo Conselho Olímpico da Ásia e pelo Conselho Supremo para o Esporte da África.
É também reconhecida e participa nos seguintes eventos: Jogos Pan-Americanos, Jogos Sul-Americanos, the Southeast Asia Games (Jogos do Sudeste da Ásia), the Asian Games (Jogos Asiáticos), the Central American Games (Jogos da América Central), the Caribbean Games (Jogos do Caribe), the Arab Games (Jogos Árabes), the South Pacific Games (Jogos do Pacífico Sul), the African Games (Jogos Africanos) and the World Games (Jogos Mundiais).
1945 - Joe e seu irmão Ben Weider fundaram as empresas que ainda existem até hoje: a Weider Sports Equipment Limited e a Weider Health and Fitness no Canadá e nos Estados Unidos.
1949 - A revista "O Cruzeiro" era órgão de maior popularidade na imprensa e as inesquecíveis Chanchadas da Atântica eram as fitas campeãs de bilheteria nos cinemas.
Ambos já exibiam em suas páginas ou nas telas os ecos da Musculação "O Cruzeiro" publicou várias reportagens dos Campeonato nacionais não oficializado, e o cinema mostrou em seus filmes alguns dos mais notáveis atletas.
Foi graças a seus músculos que Jardel Filho, Hélio Souto, Dary Reis, Felipe Carone, entre outros.
Lançaram-se à carreira cinematográfica.
O futuro veio mostrar Jardel, campeão carioca de Musculação, teve durante toda sua carreira, uma identificação imediata com sua forma física, tendo sido um dos mais talentosos atores dramáticos que o Brasil conheceu.
1945 - João Batista venceu o tornei organizado pela ACM:
1946 - realização do 1º Mr. Canadá em outubro num grande teatro de Montreal e fundação da Federação Internacional de Culturismo (International Federation of BodyBuilders - IFBB), primeira organização oficial que lançou o culturismo como esporte independente e internacional.
1947 - Primeiro Campeonato Brasileiro de Musculação. Lourival dos Santos é o vencedor.
1948 - 2º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão Cláudio Flávio de Magalhães ( RJ )
1949 - 3º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão João leal Filho (PE ) 1950 - 4º Campeonato Nacional de Musculação: Campeão João Werneck ( RJ )
1959 - International Federation of Body Builders, lança o primeiro Campeonato Mundial Amador ( Mr. Universo ) na Cidade de Montreal no Canadá, tendo como vencedor Ediee Sylvestre ( México )
1963 - Fundadas: a Federação Paulista de Culturismo e a Confederação Brasileira de Culturismo (CBC), independentes do Levantamento Olímpico por Doutor Amador Paes de Almeida ( Juiz do Trabalho ),Halem Chatti ( Oficial Médico da Polícia Militar ), Comendador Hermelindo Paschoal Angotti.
1965 - Foi realizado o 1º Mr. Olímpia denominado Culturismo profissional da IFBB tendo como vencedor Lerry Scott
1969 - A retomada das competições: Nova fase do Campeonato Brasileiro de Culturismo: Brás Silva sagra-se campeão.
1971 - à década de 80- Surgiram os consagrados campeões da década como: Brás Antonio Silva, Ney Pradiee, Emilio Fontora, Frederico Bittar, Benedito Honório Gonçcalves, Carmelo de Castro, EduardoCuadal, Ricardo Cruz, Luiz Otavio de Freitas entre outros
1976 - O Conselho Nacional de Desportos (CND) reconhece a Confederação Brasileira de Culturismo (CBC), já tendo o Dr. Laércio Martinez como presidente.
1977 - Registro de toda documentação de fundação da CBC.
1978 - A Confederação Brasileira de Culturismo é reconhecida como CBC no Conselho Nacional de Desportos (CND) e filiada a International Federation of Body Builders (IFBB), World Arm Wrestling Federation (WAWF) e (International Powerlifting Federation (IPF).
Década de 1980 - Participação do Brasil em Campeonatos Mundiais de Musculação nos seguintes países: México, Filipinas, Egito, Bélgica e Cingapura.
1987 - Luis Otávio de Freitas foi Campeão Mundial na Espanha e Wilson Santos Campeão Ibero-Americano no Uruguai. Início da primeira revista especializada em musculação (Revista Mr.Vigor -Musculação Desportiva). Iniciam-se também nesta década os Cursos de Formação de Instrutores ao mesmo tempo em que há uma expansão na musculação, com o surgimento das Fábricas de Equipamentos e Fábricas de Suplementos Alimentícios.
1990 - A CBC passa a ser chamada de Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação (CBC-M), conforme processo do CND, com objetivo de incentivar a prática da musculação com peso. Surgem novos atletas do culturismo.
1994 - A CBC-M implanta oficialmente o controle de antidoping na modalidade, atrás do presidente mais jovem do país com 24 anos de idade, Alexandre Pagnani
1995 - Início da realização do Olímpia Fitness em caráter profissional, em seguida o culturismo é aceito como esporte de exibição nos Jogos Pan-Americanos em Mar Del Plata na Argentina.
O Brasil conquista duas medalhas de prata com dois atletas: José Carlos Souza Santos - SP e Marilandio Ponchet - SP.
1997 - O atleta José Carlos Souza Santos da categoria até 65 Kgs é 3º Colocado nos Jogos Mundiais na Finlândia e Campeão Mundial (Mr.Universo) na República Slovakia (Bratislava).
1998 - O Comitê Olímpico Internacional reconheceu a IFBB oficialmente em 30 de janeiro. O atleta José Carlos Souza Santos é Vice Campeão Mundial na Turquia (Izmir).
1999 - Ocorre a primeira profissionalização de atleta feminino no culturismo: Monica Helena Martins - SP, que vive nos Estados Unidos, mais tarde 2000 mais uma atleta é profissionalizada no culturismo feminino na década de 1990: Ângela Debatin - SP, que conquistou uma classificação histórica para o Brasil 3º Colocada no Miss Olímpia que é a maior competição que existe entre os atletas profissionais.
1999 - José Carlos Souza Santos é Bi- Campeão Mundial (Mr. Universo) na República Checa (Praga) e Campeão Pan-Americano pela Federação Internacional - Mogi das Cruzes.
2000 - O atleta José Carlos Souza Santos é o 3º Colocado na Malásia (Malaca).
2001 - O atleta José Carlos Souza Santos é Tri-Campeão Mundial - Yangol Neste período Pagnani profissionaliza o segundo atleta masculino que vive do esporte sem sair do País Omar Josefe _ PE, seqüencialmente surgi uma atleta Brasileira em que vive na América a mais de 26 anos e nunca representou os USA em competições internacionais mesmo tendo dupla nacionalidade, segundo seu objetivo era representar o Brasil, foi quando a CBC-M consegui profissionalizar Karina Nascimento atleta Culturista que também conquistou 3º colocação no Miss Olímpia, passado um tempo surgi um atleta com uma genética perfeita para entra no mundo dos profissionais do culturismo Miguel de Oliveira a sensação do Brasil , considerado por muitos uma das grandes esperança para o País, atualmente vive na Bahia.
Mais tarde uma nova surpresa de todos nós surgi uma outra atleta a ser profissionalizada no mundo do culturismo subdividido com uma nova modalidade chamada Figure. Simone Moura foi a ultima atleta a ser profissionalizada neste últimos anos, ela vive na América cerca de 20 anos e diz que o Brasil é tudo na América.
José Carlos Souza Santos Vice Campeão Mundial do Jogos Mundiais no Japão ( Aquita )
2002 - José Carlos Souza Santos Tetra Campeão Mundial - Egito ( Cairo )
2003 - José Carlos Souza Santos Vice Campeão Mundial - Índia ( Mumbai ) - Culturismo entra para Jogos Panamericano com demonstrativo em Santo Domingo - José Carlos Souza santos : Campeão do Jogos Pan-americano. - Brasil conquista melhor Classificação no Miss Fitness uma nova modalidade esportiva integrada ao culturismo, com atleta Rosana Muller Situação atual: a IFBB é a sexta maior federação esportiva do mundo e tem hoje 198 países membros, onde a musculação e o fitness são considerados fator importante para a saúde dos indivíduos
O culturismo é um esporte de medalhas em 11 Jogos regionais e internacionais reconhecido oficialmente em mais de 100 Comitês Olímpicos Nacionais.
Aproximadamente mais de 175.000 pessoas estão registradas no mundo como competidores amadores dentro IFBB. No Brasil, há hoje 24 estados com federações filiadas, 2.700 atletas participantes de competições regionais por ano, 17,000 academias de musculação, e um número estimado de 18.000 culturistas.